IMG 6992 site

Francisco Cardoso de Camargo Filho é natural de Mogi das Cruzes, SP, e nasceu em 31/12/1947.

É formado em Biologia, Química, Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), onde também possui especialização em Biologia. É especialista também nas áreas de Microscopia Eletrônica e Administração Universitária, pelo Hôpital Cochin, de Paris. Em 2007 realizou a implantação da Cátedra Internacional José Bonifácio de Andrade e Silva, na University Warsan, na University Gdansk e na University Lodz (Polônia).

Durante duas décadas (1973 a 1993), na Universidade de Mogi das Cruzes, foi professor universitário, além de ter ocupados os cargos de Chefe do Departamento de Ciências Biológicas, Diretor da Faculdade de Biologia e Decano do Centro de Ciências Biomédicas.

Entre 2003 e 2014 foi Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). De 2008 a 2018 foi Diretor da Região Sul na Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Também foi Diretor Executivo e Chefe de Departamento, Regulação, Concessões, Permissões e Autorizações na Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (AGESC). Antes de assumir a Secretaria de Estado do Planejamento, foi Diretor de Previdência, no Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV).

Dentre as realizações pelo Estado, destacam-se a implantação do Plano de Cargos e Vencimentos da AGESC; projetos como o de hidrovias e travessias da Baía da Babitonga, análise de TMMC (Tarifa Média Máxima de Concessão), CMC (Conta Margem a Compensar) e contrato de concessão do Gás natural canalizado em SC; a realização de convênios com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis).

Tem o título de Cidadão Catarinense e Cidadão Florianopolitano, concedidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (2016) e pela Câmara Municipal de Florianópolis (2017), respectivamente.