O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla é uma iniciativa no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP/SPU). Ele objetiva a gestão adequada da Orla Marítima a fim de disciplinar, de maneira integrada e participativa, o uso e ocupação do território na tentativa de melhorar a qualidade de vida de populações locais e de preservar e conservar os ecossistemas costeiros.

Trata-se de um dos seis instrumentos de execução do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro. O Gerenciamento Costeiro é um conjunto de atividades e procedimentos que visa a promoção do ordenamento do uso dos recursos naturais e da ocupação dos espaços costeiros, de forma integrada, descentralizada e participativa, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de sua população e a proteção de seu patrimônio natural, histórico, étnico e cultural.

Os instrumentos que permitem a implantação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro são o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (ZEEC); Plano de Gestão da Zona Costeira (PGZC); Sistema de Informação do Gerenciamento Costeiro (SIGERCO); Sistema de Monitoramento Ambiental (SMA/ZC); Relatório de Qualidade Ambiental (RQA/ZC) e o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla).