A Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, em parceria com o
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou nesta sexta-feira (10) os resultados do Produto Interno Bruto dos Municípios Catarinenses de 2008, compatíveis com os resultados e as metodologias da Contas Regionais e Contas
Nacionais Brasileiras.

Segundo as faixas de distribuição acumulada do PIB, para o ano de 2008, pode-se destacar que dos 293 municípios, apenas três - Joinville, Itajaí e Florianópolis - que representam 1,02% dos municípios, concentram 25,57% do PIB e 17,59% da população.

Os cinco municípios que tiveram maior participação no Produto Interno Bruto do
Estado em 2008 foram Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Se considerarmos os 100 maiores municípios brasileiros em relação ao PIB, os cinco são classificados da seguinte forma: Joinville na 30ª posição, Itajaí na 39ª, Florianópolis na 50ª, Blumenau na 56ª e Jaraguá do Sul na 92ª. E concentram 35,46% do PIB e 24,73% da população
estadual.

Joinville, além de ser o município mais populoso do Estado, faz parte do pólo
eletro-metal-mecânico de Santa Catarina. Tem como principal atividade econômica a
Indústria, e como subatividade a Fabricação de Máquinas e Equipamentos.

Itajaí destaca-se no setor serviços, mais
especificamente o comércio exterior - Programa Pró-Emprego de Santa Catarina - que concede incentivos fiscais para que empresas importem pelos portos catarinenses, com isso um grande número de empresas importadoras se instalaram em Itajaí.

Florianópolis, além de ser a capital administrativa do Estado, é o segundo maior município em população e concentra atividades econômicas ligadas ao
setor de serviços, governo, educação e turismo, e perde a segunda posição para Itajaí em função da arrecadação de impostos, uma vez que Florianópolis mantém a 2ª posição no valor adicionado.

Blumenau tem suas atividades econômicas voltadas ao setor industrial, principalmente na subatividade fabricação de produtos têxteis, além da WEG Equipamentos Elétricos S.A. - Transformadores.

Jaraguá do Sul forma junto com Joinville o pólo eletro-metal-mecânico do Estado,
tendo relevância no setor da Indústria e no setor de serviços - comércio atacadista e varejista. O município vem ganhando participação no PIB ao longo da série, em função do bom desempenho da WEG Equipamentos Elétricos S.A.

O Produto Interno Bruto dos Municípios tem como referência o ano de 2002, e
apresenta os resultados do PIB, a preços correntes e per capita, relativos ao ano de 2008.

A economia catarinense apresentou um crescimento de 3% em 2008, abaixo da média brasileira, que foi de 5,2%. Em valores correntes, o resultado alcançado foi de R$ 123.249 milhões, participando com 4,1% do PIB do Brasil, contra R$ 104.623 milhões em 2007, ocupando a 6ª posição no ranking nacional, ganhando a posição da Bahia, que foi de R$ 121.508 milhões.

A contribuição dos setores da economia para este resultado foi de 8,04% com a Agropecuária; 34,44% com a Indústria, e 57,52% com os Serviços, no Valor Adicionado Bruto.

A repartição do PIB estadual entre os municípios de Santa Catarina permite
identificar as áreas segundo o grau de desenvolvimento econômico, conhecer suas
dinâmicas e tendências, possibilitando o planejamento de políticas públicas e a alocação de recursos públicos.

Participação percentual dos Setores de Atividade na composição do Valor Adicionado Bruto, segundo os cinco maiores municípios em relação ao PIB – 2008

Joinville:
Agropecuária - 0,30
Indústria - 45,22
Serviços - 54,48

Itajaí:
Agropecuária - 0,64
Indústria - 15,47
Serviços - 83,89

Florianópolis:
Agropecuária - 0,37
Indústria - 13,19