O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), entrega 11 equipamentos de assistência social entre os dias 5 e 8 de dezembro. Serão seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os municípios de Santa Cecília, Serra Alta, Iporã do Oeste, Passos Maia, Romelândia e Caibi. E mais cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para a população de Dionísio Cerqueira, Caçador, Tigrinhos, Palmitos e São Miguel do Oeste,.

As obras integram o Pacto pela Proteção Social e são realizadas em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regionais e as prefeituras num investimento total de R$ 5,6 milhões. “É muito gratificante colocar todos esses equipamentos em funcionamento. Os profissionais que trabalharão nesses locais vão atender a população mais desprotegida e vulnerável com a dignidade que merecem”, destaca a secretária da SST, Romanna Remor.

As unidades de assistência social são para a proteção básica e especial. O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que previne situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências. E o Creas atende famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade com foco nas pessoas que sofreram violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

No total serão entregues até o fim de dezembro 80 obras: 59 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), 18 CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) além de dois Centros Dia e uma casa de acolhimento, totalizando R$ 28 milhões em investimentos.

Inaugurações:

Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Entrega de Cras 5 de dezembro
Santa Cecília às 13h na Av XV de Novembro 555, centro
Passos Maia às 18h na rua O, centro.

Entrega de Cras 6 de dezembro
Iporã do Oeste às 17h30 na rua 2 de Novembro, centro.

Entrega de Cras 7 de dezembro
Serra Alta às 13h na Av Marechal Deodoro da Fonseca, centro. 

Romelândia às 16h na rua Sargento Tizziani, centro.

Entrega de Cras 8 de dezembro
Caibi às 10h na rua Euclides da Cunha, 515, centro.

Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Entrega de Creas 5 de dezembro em Caçador às 15h na rua Hilário Baú, bairro Paraíso.

Entrega de Creas 6 de dezembro em Dionísio Cerqueira às 14h na rua Saldanha da Gama, bairro 1º de Maio.

Entrega de Creas 7 de dezembro em Tigrinhos às 14h30 na av. Felipe Baczinski, centro.  São Miguel do Oeste às 9h na rua Salgado Filho 1073, bairro Sagrado.

Entrega de Creas 8 de dezembro em Palmitos às 8h30 na rua Gertrudes Resener, centro.