Um projeto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), foi o vencedor do Prêmio BIM da Administração Pública 2018 na categoria Contratante de Edificações. O troféu foi entregue pela Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção nesta quarta-feira, 7, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

instituto cardiologia

O projeto vencedor é referente à construção da nova sede do Instituto de Cardiologia (IC) de Santa Catarina, e comprovou ganhos de produtividade, qualidade e redução de custos. Santa Catarina venceu a disputa com outros dois projetos de São Paulo. O troféu concedido à equipe da SES foi inspirado numa obra emblemática da engenharia nacional: a Catedral de Brasília. Cartão postal do Distrito Federal, é marcada pelo pioneirismo e inovação no projeto revolucionário, edificado como uma verdadeira obra de arte.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) é um método de planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação. A modelagem oferece suporte a projetos ao longo de todas suas fases, oferecendo uma análise precisa dos processos e possibilitando mais proficiência na gestão dos recursos financeiros. A Frente Parlamentar criou a premiação por entender que o país precisa ser mais eficiente, reduzir custos, garantir segurança e sustentabilidade quando se trata de construção civil. O BIM traz uma economia de até 30% no valor total da obra.

Conforme a arquiteta fiscal da SES, Daiane Hermann Tamiozzo, o destaque do projeto vencedor é o contrato pioneiro no Estado de Santa Catarina no que se refere ao BIM, por ser um empreendimento complexo da área hospitalar. “Estamos muito felizes e com expectativa de consolidar o BIM no nosso Estado. Concorremos com equipes que já trabalham há bastante tempo com este método”, comemorou Daiane.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, enalteceu a conquista e disse que o esforço dos servidores foi merecidamente reconhecido. “O próximo passo é a autorização do governo para a licitação da obra, que irá, depois de concluída, ampliar serviços e atender ainda melhor a população catarinense”, complementou Casagrande.

O projeto foi o primeiro processo de licitação em BIM feito pelo Governo do Estado. A Secretaria do Planejamento, onde fica o Laboratório BIM (LaBIM), traçou a estratégia do edital, definiu os parâmetros técnicos, promoveu capacitações e viabilizou softwares necessários ao trabalho. Os trabalhos foram coordenados pelo engenheiro Rafael Fernandes Teixeira da Silva.

Prêmio BIM Geoma 1

Nova sede para o IC

O Instituto de Cardiologia foi fundado em 1963 e, até então, não teve sede própria. Está instalado há mais de 30 anos na mesma edificação, dentro do Hospital Regional de São José. O projeto prevê que o novo IC seja construído em um terreno ao lado do Hospital Regional que já pertence ao Governo do Estado.

A área total do empreendimento projetado é de 38.664,56 metros quadrados. A edificação é composta por dois blocos, sendo o primeiro a área hospitalar e o segundo o bloco garagem. O bloco hospitalar possui dois subsolos e 12 pavimentos. No pavimento térreo encontra-se o Pronto Atendimento, no 1º pavimento ficará o ambulatório hospitalar, com 20 consultórios, dois consultórios para atendimento em psicologia e assistência social e um consultório odontológico, além da completa Unidade de Imagem e Medicina Nuclear.

No 2º pavimento, está projetado o Centro Cirúrgico e Hemodinâmica, com oito salas de cirurgia e três salas de hemodinâmica. O 3º pavimento é destinado principalmente à àrea técnica, sendo que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está localizada no 4º pavimento, com capacidade para 40 leitos. A Unidade de Internação ocupará o 5º, 6º e 7º pavimento, com 144 leitos. O setor administrativo está localizado no 8º andar do empreendimento e, do 9º ao 12º andar, ficarão áreas técnicas, a cobertura e o heliponto.