Crescendo Juntos ADR Lages Posse Núcleo 04 04 17

O programa Crescendo Juntos entra numa nova etapa. Com foco em dinamizar a economia em 12 regiões com índice de desenvolvimento baixo, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, coordenadora do programa, instituiu grupos de trabalho em todas as regiões com apoio das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Em Lages, ontem, 5, foi instalado o Núcleo Executivo Regional que definirá as ações prioritárias para desenvolver a região nas áreas de economia, social, meio ambiente, tecnologia e gestão pública. O grupo conta com a participação de representantes da sociedade civil organizada, universidades e do poder público.

" O evento contou com a participação de várias entidades que estão empenhadas na análise de projetos para a região. A próxima reunião ficou agendada para terça-feira da semana que vem, e a ideia é que Lages entregue suas ações o quanto antes”, disse o secretário adjunto do Planejamento Fabio Botelho.

O Núcleo Executivo Regional, criado nas 12 regiões do programa – Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió – terá o papel de coordenar a construção e implementação da Agenda Regional de Desenvolvimento e de se articular com o comitê gestor do Crescendo Juntos. A próxima etapa é a realização de um seminário em cada região do programa para consolidar a agenda.

“A equipe da Secretaria de Planejamento tem apoiado os núcleos executivos na construção dos projetos que vão compor a Agenda. É importante que esses projetos estejam bem estruturados para que possa se viabilizar sua execução em curto espaço de tempo”, explicou o diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento Luiz Carlos Mior.

Integrantes do Núcleo Executivo Regional de Lages:
- ADR de Lages
- Conselho de Desenvolvimento Regional (ADR)
- Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures)
- Udesc
- Epagri
- Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
- Associação Empresarial de Lages (ACIL)
- Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
- Instituto Parque Orion
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL-Lages)
- Senai

>>> Acesse o perfil sócioeconômico da ADR de Lages

Sobre o Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região, será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Foto: Amarildo Volpato / ADR de Lages

Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento