NFSC 16mar17

A integração transfronteiriça entre o Brasil e a Argentina terá destaque na reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC), em 4 de abril. Nesse dia será instalada a câmara de assuntos internacionais do núcleo com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais Carlos Adauto Virmond Vieira e do Planejamento Murilo Flores.

Em reunião preparatória nesta quinta, 16, na capital, o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré comentou que 2017 será um ano de bastante trabalho para o Núcleo da Faixa de Fronteira. “Temos avançado em assuntos importantes para a integração transfronteiriça, como o ensino bilíngue de português e espanhol em municípios catarinenses situados na fronteira com a Argentina, o fluxo turístico na região, principalmente de argentinos em Santa Catarina e a viabilização de uma nova alternativa para abastecer a agroindústria catarinense, que chamamos de corredor do milho, entre outros temas”, explicou Boppré.

Participaram do encontro na Secretaria de Planejamento coordenadores das câmaras temáticas de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Logística e da câmara de Turismo, Cultura e Esporte, além da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira

O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.

O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).

A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.

Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740