Diretoria de Estatística e Cartografia (DEGE)

√Č respons√°vel por normatizar, acompanhar e avaliar a coleta, o armazenamento e o tratamento de informa√ß√Ķes de natureza estat√≠stica, geogr√°fica e cartogr√°fica necess√°rias ao conhecimento da realidade social, econ√īmica e f√≠sica do Estado, visando √†s atividades de planejamento e gest√£o. Compete √† Diretoria implantar e consolidar a base p√ļblica de dados do Estado. Tamb√©m √© papel da DEGE fazer o interc√Ęmbio com os √≥rg√£os e entidades municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com vistas √† compatibiliza√ß√£o de estudos e/ou projetos de interesse comum. A Diretoria deve coordenar os trabalhos de informa√ß√Ķes estat√≠sticas, cartogr√°ficas e geogr√°ficas no Estado, regi√Ķes e munic√≠pios, al√©m de divulgar os resultados dos mesmos.

Diretor: Thobias Le√īncio Rotta Furlanetti
Fone: (48) 3665-3380 

Assessor do Diretor: Alex Ribeiro
Fone: (48) 3665-3367

Ger√™ncias 

GECAR - Geografia e Cartografia
Compete promover, coordenar e executar trabalhos e estudos geográficos e atividades relacionadas com a cartografia digital ou analógica do Estado, zelando pela sua qualidade e propriedade técnico-operacional e pelo cumprimento das diretrizes da legislação cartográfica nacional. Deve ainda manter a documentação cartográfica, constituída da mapoteca topográfica sistemática, arquivo gráfico, mapas municipais, regionais, temáticos e coloniais, bem como levantamentos aerofotogramétricos, em meios analógicos ou digitais. Executa também serviços para identificação e demarcação de limites municipais e distritais e/ou de pontos geográficos, para consolidar e manter os registros relativos às divisas intermunicipais e interdistritais de Santa Catarina.

Gerente: -
Fone: (48) 3665-3366

GEEST - Estatística
Executa as atividades relacionadas com a defini√ß√£o, coleta, controle e tratamento das informa√ß√Ķes estat√≠sticas, mantendo em banco de dados os elementos necess√°rios para subsidiar as atividades da administra√ß√£o estadual e usu√°rios em geral. A ger√™ncia √© respons√°vel por implantar e consolidar uma base p√ļblica de dados composta por estat√≠sticas, agregado de dados dos sistemas operacionais e acervos sobre os quais n√£o exista sigilo, confidencialidade, seguran√ßa imposta por lei ou raz√£o estrat√©gica. Tamb√©m deve articular-se com outros √≥rg√£os e entidades, em especial a Funda√ß√£o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE), com a finalidade de obter informa√ß√Ķes e coopera√ß√£o para o melhor desempenho de suas atividades.

Gerente: Tania Regina S. Costa
Fone: (48) 3665-3338


Diretoria de Gestão da Descentralização

A Diretoria de Gest√£o da Descentraliza√ß√£o coordena e acompanha os processos de descentraliza√ß√£o. Articula-se com as Ag√™ncias de Estado de Desenvolvimento Regional (ADRs) e as secretarias setoriais identificando problemas e buscando solu√ß√Ķes, por meio dos instrumentos de contrato de gest√£o e da avalia√ß√£o do desempenho dos √≥rg√£os p√ļblicos, para a efetiva descentraliza√ß√£o.

Diretor: Vicente Sandrini Pereira
Fone: (48) 3665-3307
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessor do Diretor: Djeovana Dias Scoz
Fone: (48) 3665-3334

Gerências

GEORG - Modernização Organizacional e Contrato de Gestão

Compete a esta ger√™ncia fomentar a moderniza√ß√£o organizacional da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do Poder Executivo, assim como estabelecer diretrizes e manuais de procedimentos, visando a padronizar as atividades sist√™micas dos √≥rg√£os. Tamb√©m √© respons√°vel pelo parecer em projetos de atos legislativos ou administrativos relacionados √† normatiza√ß√£o dos sistemas administrativos, √†s estruturas organizacionais b√°sicas, aos regimentos internos, √†s nominatas dos cargos de provimento em comiss√£o e das fun√ß√Ķes executivas de confian√ßa. Monitora o desempenho do Programa de Incentivo √†s Organiza√ß√Ķes Sociais.

Gerente: Luiz Carlos Pacheco
Fone: (48) 3665-3490
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GEADE - Acompanhamento da Descentralização
√Ā GEADE compete, dentre outras, promover a articula√ß√£o e a integra√ß√£o institucional dos diferentes √≥rg√£os do executivo estadual buscando fortalecer a descentraliza√ß√£o das a√ß√Ķes, programas e projetos; acompanhar e avaliar os projetos de desenvolvimento regional, visando √† perfeita integra√ß√£o entre os √≥rg√£os formuladores das pol√≠ticas p√ļblicas e os executores no Estado; e, desenvolver atividades de apoio √†s a√ß√Ķes dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais (CDRs).

Gerente: Jo√£o Alfredo Brodt
Fone: (48) 3665-3323
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Diretoria de Planejamento (DPLA)

A Diretoria de Planejamento √© o √≥rg√£o normativo do Sistema Administrativo de Planejamento Estrat√©gico, respons√°vel pela execu√ß√£o das atividades pertinentes ao planejamento estrat√©gico no √Ęmbito do Poder Executivo Estadual. Compete √† Diretoria a coordena√ß√£o, elabora√ß√£o, o acompanhamento e a avalia√ß√£o dos Planos de Longo Prazo, dos Planos Decenais, com √™nfase em indicadores socioecon√īmicos e de desenvolvimento humano. Ainda est√° entre suas atribui√ß√Ķes, estabelecer as pol√≠ticas e diretrizes para a √°rea de planejamento dos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta e indireta do Estado. Coordenar a elabora√ß√£o, o acompanhamento e a avalia√ß√£o do Plano Plurianual, em colabora√ß√£o com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da realiza√ß√£o do Semin√°rio Anual de Avalia√ß√£o dos Programas Governamentais, das audi√™ncias p√ļblicas regionalizadas, bem como o acompanhamento dos Conselhos de Desenvolvimento Regional. Tamb√©m √© respons√°vel por analisar e propor o estabelecimento de objetivos, prioridades, diretrizes, estrat√©gias e programas de a√ß√£o visando √† consolida√ß√£o do processo de planejamento descentralizado e regionalizado.

Diretor: Sandra da Silva Bertoncini
Fone: (48) 3665-3498
E-mail: sandraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerências


Gerência de Planejamento (GPLAN)
Promover e assessorar o planejamento das a√ß√Ķes dos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do Estado, por meio de diretrizes, objetivos e metas da administra√ß√£o p√ļblica. Cabe a esta ger√™ncia coordenar a elabora√ß√£o do planejamento estadual, de forma articulada com as Ag√™ncias de Estado de Desenvolvimento Regional (ADRs). Coordena e estabelece normas e presta orienta√ß√Ķes t√©cnicas para a elabora√ß√£o do Plano Plurianual, visando √† descentraliza√ß√£o e a regionaliza√ß√£o. E ainda, articula-se com organismos internacionais, federais e estaduais, objetivando o encaminhamento de estudos e projetos de interesse do Estado na √°rea de planejamento.

Gerente: Rubens Eduardo Uhlmann
Fone: (48) 3665-3308
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GEGEP - Gest√£o de Programas Priorit√°rios
Efetua a consolida√ß√£o dos projetos e programas desenvolvidos, com vistas ao controle de sua execu√ß√£o e avalia√ß√£o global, em conson√Ęncia com as pol√≠ticas e diretrizes para as √°reas de planejamento dos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o p√ļblica estadual direta e indireta. Compete √† ger√™ncia realizar estudos e pesquisas visando o aprimoramento dos instrumentos de controle e avalia√ß√£o, com o objetivo de implantar m√©todos e sistemas de avalia√ß√£o operacionais mais adequados e eficientes. Tamb√©m, revisa, analisa e/ou elabora formul√°rios, fluxos de normas e rotinas, propondo altera√ß√Ķes necess√°rias √† moderniza√ß√£o e racionaliza√ß√£o das atividades de monitoramento e avalia√ß√£o do planejamento.

Gerente: Giuliano da Silveira
Fone: (48) 3665-3350 
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordena√ß√£o e Avalia√ß√£o de A√ß√Ķes Governamentais (GECAV)
A ger√™ncia √© respons√°vel por promover o controle e a avalia√ß√£o das a√ß√Ķes dos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do Estado, de acordo com as metas fixadas no Plano Plurianual do Governo. Coordena a elabora√ß√£o do Relat√≥rio Anual de Atividades da Administra√ß√£o Estadual, em articula√ß√£o com as demais Secretarias de Estado envolvidas. A GECAV compete implantar e coordenar programas de acompanhamento estrat√©gico, no √Ęmbito do Estado, de acordo com o plano de governo dos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o Estadual.

Gerente: Bruno Caviquioni Hillesheim
Fone: (48) 3665-3380 

Diretoria de Desenvolvimento Regional e das Cidades

√Č respons√°vel por promover a pol√≠tica de desenvolvimento urbano e territorial dos munic√≠pios e regi√Ķes do Estado, bem como coordenar e monitorar atividades relacionadas ao ordenamento e ocupa√ß√£o territorial com vistas ao desenvolvimento sustent√°vel de Santa Catarina, observando equil√≠brio entre o uso e a ocupa√ß√£o do solo. Por meio de estudos, diagn√≥sticos, programas, projetos e atividades compete √† Diretoria elaborar e implementar a pol√≠tica de desenvolvimento urbano do Estado.

Diretor: Norton Flores Boppré
Fone: (48) 3665-3359
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessor do Diretor: Jorge Rebollo Squera
Fone: (48) 3665-3469
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerências

GEGEC - Apoio à Gestão das Cidades
√Ä ger√™ncia compete desenvolver programas, projetos e atividades de apoio institucional ao planejamento e gest√£o do desenvolvimento regional e urbano, assim como elaborar e implementar a pol√≠tica de ordenamento territorial mediante estudos, diagn√≥sticos, planos, programas e projetos. √Č respons√°vel, ainda, por apoiar e incentivar, juntamente com o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) a realiza√ß√£o de confer√™ncias municipais ou regionais das cidades e implementar e coordenar os programas de Ordenamento Territorial e Gerenciamento Costeiro.

Gerente: Cristina Mara Couldrey
Fone: (48) 3665-3368
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


GEDEM - Desenvolvimento Municipal
Desenvolve a√ß√Ķes em articula√ß√£o com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), oferecendo apoio t√©cnico √†s atividades voltadas √† pr√°tica e ao aperfei√ßoamento do processo de desenvolvimento municipal. Compete tamb√©m, apoiar tecnicamente, por meio de estudos, pesquisas e diagn√≥sticos, o estabelecimento de crit√©rios para a regionaliza√ß√£o do Estado e a defini√ß√£o de poss√≠veis regi√Ķes metropolitanas.

Gerente: Ant√īnio Rubens do Nascimento Almeida
Fone: (48) 3665-3496

GEPLU - Gerência de Planejamento Urbano
Compete √† ger√™ncia elaborar e implementar a pol√≠tica de planejamento do desenvolvimento urbano do Estado, por meio de estudos, diagn√≥sticos, planos, programas, projetos e atividades, contribuindo com a viabiliza√ß√£o de t√©cnicas, metodologias, instrumentos e sistemas voltados a esse fim. Tem como responsabilidade analisar a din√Ęmica populacional do Estado, seus impactos na organiza√ß√£o espacial e intera√ß√£o com o meio ambiente, propondo crit√©rios compat√≠veis com a estrutura urbana e a base f√≠sica, visando a divis√£o regional do Estado, com as Regi√Ķes Metropolitanas e demais escalas. Subsidiar a formula√ß√£o de diretrizes de organiza√ß√£o territorial e melhorias na estrutura da rede urbana estadual, operacionalizando Sistema de Informa√ß√Ķes de Ordenamento Territorial, de forma a proporcionar a articula√ß√£o de planos e programas que compatibilizem pol√≠ticas setoriais com diretrizes de planejamento e desenvolvimento urbano.

Gerente: Nilson Luiz Ramos de Oliveira Junior 
Fone: (48) 3665-3349

GEDER ‚Äď Ger√™ncia de Desenvolvimento Regional
Participa, com outras institui√ß√Ķes afins, do planejamento, elabora√ß√£o de estudos e an√°lises sobre as oportunidades de desenvolvimento para as diversas regi√Ķes do Estado. Tamb√©m √© respons√°vel por promover estrat√©gias e acompanhar atividades que facilitem a integra√ß√£o das regi√Ķes e aumentem a competitividade das empresas locais. A ger√™ncia deve ainda propor a√ß√Ķes visando ao desenvolvimento da infraestrutura regional, por meio da articula√ß√£o com organismos federais e estaduais, objetivando o encaminhamento de estudos e projetos de interesse do Estado na √°rea de desenvolvimento regional.

Gerente: Altir Webber de Mello Neto
Fone: (48) 3665-3351
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Escritório de Projetos

 

Institu√≠do pelo Decreto n¬į 1.537, de 13 de maio de 2013, o escrit√≥rio de projetos do Pacto por Santa
Catarina analisa, orienta, acompanha e avalia a execu√ß√£o das obras e a√ß√Ķes do programa. Est√° vinculado ao gabinete do secret√°rio de Planejamento.

Coordenadora de Projetos Especiais:
Valéria Madalena Vieira Lazzaris
Fone: (48) 3665-3321
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

end faq