Sobre

A Diretoria de Desenvolvimento Regional e das Cidades desenvolve a ação de apoio à elaboração de planos diretores municipais. Entende-se que o plano diretor é um instrumento de planejamento regional, sustentável, equilibrado e integrado.

Objetivos:
- Orientar as ações do poder público municipal visando compatibilizar os interesses coletivos e estabelecer a conexão entre os planos diretores e a estratégia de desenvolvimento do território, no qual os municípios estão inseridos, fortalecendo os atributos existentes.
- Estimular a articulação de arranjos locais, com amplo processo participativo e adequação à realidade regional.
- Apoiar tecnicamente aos municípios interessados na elaboração, revisão e implementação de seus planos de desenvolvimento e no fortalecimento da gestão territorial.

Projeto Piloto

Proposta para a execução de Programa de Fortalecimento da Gestão Urbana com ênfase na construção, revisão e implantação de planos diretores municipais, nos municípios da região da Serra Catarinense que compreendem a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.
A execução do Programa se justifica na importância e na necessidade do apoio aos entes municipais interessados na utilização de instrumentos de planejamento do desenvolvimento e expansão de seus territórios, bem como no advento de programa piloto e referencial, orientador das políticas públicas e programas federais e estaduais que têm nos planos diretores, essencial instrumento para o ordenamento do desenvolvimento territorial dos municípios, das regiões e do Estado.

End FAQ